terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Balanço anual do deputado federal Roberto Sales do PRB RJ

Entrevista concedida pelo deputado federal Roberto Sales
JORNAL O SÃO GONÇALO


Que emendas o senhor elaborou e espera aprovação para a LOA destinadas ao Leste Fluminense ?
              

                     SAÚDE  Prefeitura Municipal de São Gonçalo     1.200.000

                     SAÚDE  Prefeitura Municipal de Tanguá               500.000

                    SAÚDE  Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu 250.000

                    ESPORTE     Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude      1.050.000 PELC

                  Alguns bairros de São Gonçalo

                PESCA   Universidade Federal Fluminense 800.000  projeto executivo mercado de peixe

                PESCA   Prefeitura Municipal de São Gonçalo     2.000.000 1ª etapa da construção mercado de peixe



- Que necessidades da região foram priorizadas?


                     Saúde

- Por favor: Informar valor total das emendas ($) e áreas contempladas (educação, saúde, ...)


                    10.000000,00 (DEZ MILHÕES) 
                      Áreas contempladas: saúde, esporte, pesca, turismo educação, cultura e agricultura. 




2) Balanço do Mandato

- O senhor teve atuação relevante na criação da Frente Parlamentar de Incentivo à Captação e Doação de Órgãos. Como surgiu a ideia para esta iniciativa? De que forma ela funciona? Que ganhos a Frente já proporcionou desde a implementação? 

Passei pela dor de quem passa pelo tratamento e está na fila do transplante, sou transplantado, recebi um rim do meu pai e buscaremos através da Frente Parlamentar incentivar  a ampliação da doação de órgãos no país, a mesma que foi lançada em outubro deste ano,  agirá democraticamente de modo a equacionar os principais problemas enfrentados pelos pacientes que aguardam os transplantes, assim como os que estão em tratamento,pois  muitos morrem na fila de transplante. 

- Antes de chegar à Brasília, o senhor se destacou na defesa dos pescadores. A bandeira foi lembrada com a apresentação do Programa Nacional de Saúde do Pescador. Qual o andamento desta proposta? Como foi recebida pela Casa? Que benefícios poderá trazer a este segmento e quantas pessoas poderão ser contempladas?

    O objetivo,  é estimular a pesquisa e produção do conhecimento sobre os riscos laborais específicos da atividade pesqueira, ações de assistência à saúde, promoção e prevenção com a realização de palestras, workshops,  distribuição de kits e informativos sobre o câncer de pele e outros agravos à saúde.

- Existe previsão para que o PL 2268/15 seja votado? Que impacto social esta proposta pode desencadear?
    
Previsão não tem, mas creio que pelo fato ser aprovada já em comissão não irá demorar muito para isso acontecer. O objetivo  é tornar ainda mais severa a legislação que pune quem dirige bêbado ou drogado,  garantindo de forma mais facilitada, a indenização aos familiares da vítima. Acredito que essa proposta vai fazer com que o condutor reflita sobre suas atitudes no trânsito, uma vez que se for constatado homicídio culposo, ele terá que dispor do seu veículo para indenizar os familiares do falecido.
- O senhor também questionou em plenário as deficiências do ensino de língua estrangeira na rede pública. Que alternativas sugeriu ao Poder Executivo a partir do projeto de lei apresentado?
 Sugerimos  ao ministro da Educação, a mobilização de recursos para oferecer uma formação eficaz dos docentes responsáveis por esta disciplina, pois o curso de línguas estrangeiras aplicado no ensino fundamental e médio está bastante falho, não sendo suficiente para garantir bons desempenhos em exames de habilidade no idioma como, por exemplo, a seleção dos beneficiados pelo programa Ciência sem Fronteiras
- O senhor integra importantes comissões na Casa, como a do Meio Ambiente e de Transportes. Como avalia sua participação? 
   
 Avaliamos de forma positiva, pois como titular da Comissão do Meio Ambiente já aprovamos dois projetos relatados como que dispõe sobre o descarte dos filtros de cigarro e  o  projeto  que inclui o Complexo Estuarino Mundaú – Manguaba do Estado de Alagoas em programa ministerial de revitalização de bacias hidrográficas. Pela Comissão de Viação e Transporte, já realizamos algumas visitas oficiais em 
 complexos portuários com objetivo de conhecer a situação atual, as perspectivas e as potencialidades do empreendimento.


> - Qual a expectativa para o próximo ano de mandato?

No próximo ano pretendemos avançar com iniciativas direcionadas a diversos eixos como o qual iniciamos em 2015 como — trabalho, transporte, Meio Ambiente, educação e saúde —, temos  atuado de maneira vasta e  acredito que  a experiência adquirida nesse período haverá mais excelência no próximo ano de mandato, os resultados positivos que conquistamos neste primeiro ano de legislatura me dá a certeza de que estou desempenhando um trabalho em benefício do povo do Rio de Janeiro, reafirmando o compromisso assumido durante a campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário